O que é resveratrol e quais os benefícios

Você quer saber o que é resveratrol e quais são os seus benefícios? Entenda melhor nesse artigo.

O resveratrol é um composto naturalmente encontrado em várias plantas, incluindo a uva, e é conhecido por seus benefícios à saúde.

Ele pertence a um grupo de compostos chamados polifenóis, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Assim, muitas pessoas têm buscado suplementos de resveratrol como parte de um estilo de vida saudável.

O que é o resveratrol?

O resveratrol é um tipo de polifenol que pode ser presente em mais de 70 espécies de plantas, especialmente na casca e nas sementes das uvas.

Na natureza, essa substância é responsável por proteger as plantas e frutos da radiação ultravioleta e infecções microbianas, o que lhe confere a reputação de ser um potente antioxidante e anti-inflamatório.

É possível consumir esse composto vegetal através de alimentos como uvas vermelha e cacau ou até mesmo através de suplementos.

Para que serve esse composto?

A capacidade desse composto de afetar positivamente o metabolismo da glicose e dos lipídios, o torna uma opção natural e vantajosa para prevenir e tratar doenças metabólicas, como a obesidade e o diabetes tipo 2.

A principal capacidade do resveratrol é a de combater o estresse oxidativo no organismo, o que significa que ele age como um antioxidante, neutralizando os radicais livres que causam o envelhecimento.

Quais são os benefícios do resveratrol para o organismo?

como-consumir-resveratrol

Existem evidências científicas de que esse composto pode ajudar a prevenir uma variedade de doenças e distúrbios, incluindo problemas cardíacos e cânceres.

Em resumo, os principais benefícios do resveratrol são:

  • Pele: O resveratrol ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e reduzindo o risco de câncer. Além disso, ele é capaz de melhorar a aparência da pele, reduzindo inflamações, vermelhidão, acne e melhorando a hidratação.
  • Cognição: Existem evidências de que o resveratrol pode ajudar a regular a função cerebral e fatores comportamentais relacionados à aprendizagem.
  • Doenças degenerativas: Os efeitos positivos do resveratrol na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer e a doença de Parkinson, estão sendo estudados, devido à sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória.
  • Saúde emocional: estudos mais recentes indicam que essa substância também pode ter um efeito positivo no aspecto emocional, sendo capaz de reduzir a ansiedade e os níveis de estresse.
  • Função cardiovascular: o consumo regular desse composto pode estar relacionado à proteção cardiovascular, reduzindo a probabilidade de desenvolvimento de condições como aterosclerose, AVC e infarto.

Como consumir esse composto?

Uvas vermelhas e vinho tinto são as maiores fontes de resveratrol, sendo que este composto está presente em maior concentração na casca da uva.

Ademais, este composto bioativo também pode ser encontrado nos seguintes alimentos:

  • Amora;
  • Mirtilo;
  • Cranberry;
  • Cacau;
  • Amendoim.

Suplementos de resveratrol

suplemento-resveratrol-blog-delas

Os suplementos contendo resveratrol são uma opção prática para aqueles que desejam aproveitar os benefícios deste composto bioativo.

Além disso, esse tipo de produto pode conter combinar outros ingredientes que agem em conjunto com o composto para maximizar os benefícios.

Em geral, a dose diária recomendada para pessoas saudáveis varia de 30 a 120 mg, e a dose diária total não deve exceder 5 g.

Porém, é importante verificar as instruções do fabricante e contar com o acompanhamento médico para verificar a dose ideal para o seu caso.

Assim, lembre-se, saúde e beleza andam juntas, aposte nessas dicas e sinta-se cada vez mais bonita!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *