Pele oleosa: aprenda a cuidar

pele-oleosa-blog-delas

Para as mulheres que possuem a pele oleosa, manter uma aparência saudável e bonita pode ser um grande desafio!

A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que resulta em um aspecto excessivamente brilhante.

Entretanto, apesar dos desafios que esse tipo de pele pode apresentar, com a rotina certa de limpeza e hidratação, além do uso de produtos específicos, é possível ostentar uma pele radiante!

Quais são as características da pele oleosa?

A pele oleosa é o tipo mais comum entre as brasileiras, e suas características únicas exigem cuidados específicos para mantê-la saudável.

As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção de sebo, uma substância oleosa que protege a pele.

No entanto, quando há um desequilíbrio entre água e óleo na superfície da pele, as glândulas produzem sebo em excesso.

Isso ocorre quando removemos toda a gordura da região, fenômeno conhecido como “efeito rebote”, o que leva a uma produção ainda maior de sebo.

Assim, o brilho intenso é uma das características da pele oleosa, juntamente com a sensação de pele pesada.

Além disso, os poros dilatados e irregulares são comuns nesse tipo de pele, o que aumenta a possibilidade de acne e cravos.

pele-oleosa-acne-blog-delas

Como limpar e tonificar esse tipo de pele?

A limpeza e tonificação adequadas são passos essenciais na rotina de cuidados para pele oleosa.

Esses processos ajudam a remover o excesso de sebo, sujeira e impurezas dos poros, além de equilibrar a produção de óleo.

Confira abaixo algumas dicas sobre como limpar e tonificar corretamente a pele oleosa:

  • Use os produtos certos: opte por produtos de limpeza e tonificação feitos especialmente para pele oleosa. Procure por fórmulas oil-free, que sejam suaves e não causem um ressecamento excessivo. fórmulas compostas por ingredientes naturais, como chá verde, podem ser bastante benéficas para controlar a oleosidade.
  • Lave o rosto duas vezes ao dia: Lave o rosto ao acordar e antes de dormir para remover as impurezas e excesso de oleosidade. Lembre-se de usar água morna ou fria, evitando água muito quente, e massageie suavemente o rosto com o produto de limpeza, focando nas áreas mais oleosas, como testa, nariz e queixo, a famosa “zona T”.
  • Use um tônico adstringente: tonificar a pele é outro passo indispensável, pois realiza a limpeza profunda da pele, reequilibra o pH e retira aquelas sujeiras que o produto de limpeza não conseguiu remover, deixando os poros livres e desobstruídos. Quem tem a pele oleosa deve escolher um tônico com ativos que ajudam no controle da oleosidade, como a argila e o zinco.

Como hidratar a pele oleosa?

Mesmo que possa parecer contraditório, para cuidar adequadamente da pele oleosa, é fundamental hidratá-la corretamente!

A oleosidade excessiva não significa que a pele está hidratada.

Na verdade, a hidratação é essencial para equilibrar a pele e evitar que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo em resposta ao ressecamento.

Ao escolher um hidratante para pele oleosa, opte por produtos específicos que sejam livres de óleo, leves e de rápida absorção.

Dessa forma, texturas como gel ou loção são as ideais, pois são absorvidas rapidamente.

Então, após a limpeza, aplique o hidratante imediatamente para selar a pele, fazendo movimentos suaves e circulares durante a aplicação.

Mas lembre-se de não exagerar no hidratante, uma pequena quantidade é suficiente para hidratar a pele sem sobrecarregá-la.

Então, ao longo dos dias, observe como sua pele reage a cada produto e faça ajustes na sua rotina de cuidados sempre que necessário.

Além disso, caso tenha dúvidas ou perceba algum problema persistente na sua pele, é sempre recomendável buscar a ajuda de um dermatologista!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *