Sérum facial e creme: qual a diferença?

serum-facial-blog-delas

Sérum facial e creme são dois tipos diferentes de produtos para cuidados do rosto formulados para proporcionar mais saúde à pele.

Embora ambos sejam projetados para nutrir e melhorar a aparência da pele, eles diferem em relação à textura, composição e finalidades.

Assim, enquanto o sérum tem uma ação mais penetrante na pele, gerando efeitos anti-idade, o hidratante atua mais superficialmente, mantendo a hidratação e fortificando a defesa natural da pele.

O que é o sérum facial e quais são os seus benefícios?

O sérum facial é um produto de cuidados com a pele que geralmente tem uma textura líquida, ou em forma de gel.

Deve-se assim aplicá-lo antes do hidratante ou creme facial.

Ele é formulado com alta concentração de nutrientes, como vitaminas, antioxidantes, ácido hialurônico e peptídeos, sendo capaz de agir na camada mais profunda da pele.

Assim, indica-se especialmente para pessoas com pele seca, envelhecida ou com problemas específicos, como manchas escuras, cicatrizes de acne ou hiperpigmentação.

De forma geral, os benefícios proporcionados por esse tipo de produto são os seguintes:

  • Clareamento;
  • Firmeza;
  • Hidratação intensa;
  • Neutralização dos radicais livres;
  • Prevenção do envelhecimento da pele;
  • Uniformização do tom de pele;
  • Melhora nos danos causados pelo sol.

Qual a diferença entre sérum facial e creme hidratante?

serum-beneficios-blog-delas

Os cremes faciais geralmente têm uma textura mais espessa e cremosa, já que contêm ingredientes que possuem ação hidratante, como óleos e manteigas.

Além disso, eles podem conter outros ativos capazes de tratar problemas específicos da pele, como acne, envelhecimento ou hiperpigmentação.

Geralmente, aplica-se o creme como a última etapa da rotina de cuidados faciais, para selar a hidratação e fornecer uma barreira protetora na pele.

No entanto, os séruns faciais costumam ser mais leves e líquidos, possuindo ingredientes ativos concentrados para penetrar prontamente na pele e fornecer benefícios específicos.

Os séruns são geralmente aplicados antes do creme facial, para maximizar sua eficácia.

Então, o hidratante vem depois para “selar” a pele e manter a umidade, assim como todos os nutrientes contidos no sérum.

Assim, eles podem ser usados em conjunto para maximizar os benefícios para a pele.

serum-e-creme-blog-delas

Qual é o melhor sérum facial para cada tipo de pele?

A seleção do sérum facial apropriado para cada tipo de pele pode variar de acordo com vários fatores, como a idade, as necessidades individuais e as condições da pele.

Abaixo, estão algumas indicações gerais para os diversos tipos de pele:

  • Pele oleosa: séruns faciais com ingredientes matificantes, como ácido salicílico e extrato de chá verde, ajudam a controlar a produção de óleo e minimizam o brilho.
  • Pele sensível: séruns faciais com ingredientes calmantes, como camomila e Aloe vera podem ajudar a acalmar a pele sensível e reduzir a irritação.
  • Pele seca: séruns faciais com ingredientes hidratantes intensos, como ácido hialurônico, glicerina e vitamina E, revitalizam e suavizam esse tipo de pele.
  • Pele com manchas escuras: séruns faciais com ingredientes clareadores, como vitamina C e ácido azelaico, podem ajudar a reduzir a aparência de manchas escuras e hiperpigmentação.
  • Pele envelhecida: séruns faciais com ingredientes anti-idade, como retinol, peptídeos e ácido hialurônico, reduz linhas de expressão e rugas, além de incrementarem a firmeza da pele.

Porém, como dissemos, o produto ideal para cada tipo de pele pode variar de acordo com suas necessidades.

Além disso, é preciso confirmar a fórmula do sérum antes de aplicá-lo na pele, para evitar possíveis reações alérgicas ou irritações.

O ideal é consultar um dermatologista e assim garantir os melhores resultados para a beleza da sua pele!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *