Unhas saudáveis: saiba como manter

unhas-saudaveis-blog-delas

Unhas saudáveis e fortes, sem manchas ou irregularidades, indicam que estamos cuidando adequadamente da nossa saúde como um todo.

No entanto, com a rotina agitada do dia a dia e a exposição a diversos fatores prejudiciais, pode ser desafiador manter as unhas bonitas.

Mas, como elas desempenham um papel fundamental em nossa vida e estão muito ligadas à nossa autoestima, não podemos deixar esse cuidado de lado!

Conheça nesse artigo quais são as práticas adequadas para manter unhas perfeitas.

Qual a importância de manter as unhas saudáveis?

Do ponto de vista estético, unhas saudáveis e bem cuidadas contribuem para uma aparência mais agradável.

Elas aumentam a autoconfiança e melhoram a nossa imagem pessoal, contribuindo para uma boa impressão.

Afinal, unhas saudáveis são um reflexo de uma pessoa saudável.

Porém, à medida que envelhecemos, a produção de queratina, uma proteína fundamental para a saúde das unhas, pode diminuir, deixando-as suscetíveis ao ressecamento e à quebra.

Então, aprender a cuidar das unhas corretamente não apenas proporciona uma aparência mais bonita, mas também previne problemas como infecções fúngicas, unhas quebradiças ou descamadas.

Porque as unhas se tornam secas e quebradiças?

como-ter-unhas-saudaveis-blog-delas

As unhas podem se tornar secas e quebradiças devido a várias razões.

O uso regular de produtos químicos agressivos, como removedores de esmalte com acetona e produtos de limpeza, pode enfraquecer as unhas, deixando-as secas e quebradiças.

Além disso, a falta de hidratação adequada das unhas e cutículas é outro fator que contribui para o ressecamento e a fragilidade.

Quando as unhas não recebem a umidade necessária, perdem sua elasticidade e resistência.

Além disso, a exposição a ambientes com calor extremo ou frio intenso pode afetar as unhas, deixando-as secas e propensas a quebrar.

A alimentação desequilibrada também é outro fator que afeta diretamente a saúde das unhas.

Uma dieta pobre em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas, pode resultar em unhas secas e frágeis.

Quais são os principais hábitos para manter unhas saudáveis?

cuidados-com-as-unhas-blog-delas

Existem vários hábitos essenciais para manter unhas fortes e saudáveis.

Siga essas dicas para manter suas unhas fortes e bonitas, garantindo uma aparência impecável e se sinta confiante em todas as situações:

  • Higiene adequada das unhas: Manter as unhas limpas e secas é fundamental para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias. Lave as mãos regularmente e use uma escova de unhas suave para limpar as unhas;
  • Hidratação: Assim como a pele, as unhas também precisam de hidratação. Aplique regularmente um hidratante ou óleo para cutículas nas unhas e ao redor delas;
  • Corte corretamente: Mantenha as unhas adequadamente aparadas e lixadas. Evite cortar as unhas muito curtas, pois isso pode levar à dor e ao risco de infecções. Lixe as unhas em uma única direção para evitar que fiquem fracas e quebradiças;
  • Use produtos de qualidade: Ao pintar as unhas, opte por esmaltes de boa qualidade que sejam livres de substâncias prejudiciais, como o formaldeído e o tolueno. Também use uma base protetora antes do esmalte para evitar que ele manche as unhas;
  • Proteja as unhas: Ao realizar tarefas domésticas ou trabalhos manuais, use luvas de proteção para evitar danos às unhas causados por produtos químicos agressivos;
  • Evite hábitos prejudiciais: Evite roer as unhas, pois isso pode causar danos e infecções. Além disso, evite o uso excessivo de removedores de esmalte contendo acetona, pois eles podem ressecar e enfraquecer as unhas.

Porém, se mesmo após esses cuidados as suas unhas continuarem apresentando problemas, recomendamos consultar um dermatologista para uma avaliação mais detalhada.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *